A Saúde da Mulher no Dia da Mulher

A Organização Mundial de Saúde define Saúde da Mulher como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença”.

As áreas de intervenção em Saúde da Mulher sempre foram as que mais me apaixonaram em Fisioterapia. Em contexto profissional e também social, todos os dias me cruzo com várias mulheres. Mulheres de diferentes idades, diferentes religiões, pensamentos e vidas diferentes. Com todas, aprendo SEMPRE alguma coisa NOVA.

O papel do Fisioterapeuta especialista em Saúde da Mulher é muito vasto e diversificado. Integrado em equipas multidisciplinares, assume destaque na Educação, Prevenção e Tratamento de condições que não sendo exclusivas da mulher, a afectam de forma particular em momentos marcantes das suas vidas como a adolescência, a gravidez, o pós-parto e a menopausa.

Apesar do aumento crescente de informações sobre as opções terapêuticas disponíveis para ajudar a melhorar a qualidade de vida da mulher, muitas delas ainda mantêm o silêncio, adiam ou evitam a procura de ajuda especializada. Isto acontece sobretudo em situações relacionadas com as disfunções do pavimento pélvico.

A integridade anatómica dos músculos do pavimento pélvico e estruturas adjacentes, é fundamental para que eles possam cumprir as suas funções. Ao longo da vida da Mulher, são inúmeras as situações que podem conduzir a um quadro de Incontinência Urinária, Incontinência FecalObstipação, Disfunção Sexual (como dificuldade ou dor na penetração), Prolapsos dos Orgãos Pélvicos ou Dor Pélvica.

A Avaliação pelo Fisioterapeuta permite a elaboração de um plano de intervenção com vista à reeducação da função deste grupo muscular e da sua sinergia com o corpo na sua globalidade.

A educação para a saúde é também uma importante ferramenta, constituindo um veículo para um maior conhecimento e compreensão dos assuntos relacionados com a saúde da mulher, elucidando sobre o papel do Fisioterapeuta, a importância da avaliação e dos tratamentos disponíveis.

É importante lembrar que trabalhar em Saúde da Mulher é muito mais do que tratar um pavimento pélvico, uma cicatriz pós-cesariana, um síndrome doloroso ou um padrão respiratório alterado. É saber VER e OUVIR e nesse processo compreender o TODO que é a MULHER!

Um bem haja a todas as MULHERES.

Leave A Reply

Navigate