Pilates Clínico na Gravidez

A gravidez constitui uma das grandes etapas da vida de uma mulher. Ocorre ao longo de aproximadamente 40 semanas, dividas em 3 trimestres. Em cada trimestre surgem alterações anatómicas e fisiológicas que propiciam quer o crescimento saudável do bebé, quer a preparação do corpo da mulher para o parto. Essas alterações resultam do aumento de algumas hormonas, como por exemplo a relaxina, que atuam principalmente no sistema de estabilidade passivo (ligamentos e cartilagem articular) tornando-os mais laxos e com maior elasticidade, permitindo que o canal pélvico se adapte à passagem do bebé durante o parto. Cerca de 20% das mulheres grávidas sofrem com dor na cintura pélvica devido ao aumento da flexibilidade e extensibilidade muscular, conduzindo muitas vezes a alterações no padrão da marcha e no equilíbrio. O crescimento e a anteriorização do útero, a par do aumento do peso e volume mamário, resultam numa acentuação da lordose lombar e consequente lombalgia que pode surgir em aproximadamente 50 a 85% das grávidas. Esta dor é muitas vezes acompanhada de irradiação para a nádega, coxa e virilha e pode condicionar a realização de algumas AVD`s como levantar, rodar na cama ou mesmo vestir/despir. O Pilates Clínico surge como uma importante ferramenta que permite uma gravidez, parto e pós-parto mais saudáveis. Os exercícios de Pilates Clínico podem ser usados segura e eficazmente ao longo da gravidez potenciando o trabalho do sistema de estabilidade ativo (muscular) de modo a compensar o défice do sistema passivo. Tendo em conta as alterações que surgem em cada trimestre é importante perceber que os diferentes exercícios deverão ser adaptados e modificados de forma a não pôr em causa a segurança da mãe e do bebé, nem causar qualquer desconforto. Este exercício clínico irá ajudar a manter a forma física, força e endurance, contribuindo para que as alterações físicas da gravidez ocorram de forma mais confortável e controlada. Na ausência de contra-indicações médicas, as grávidas são aconselhadas à prática de exercício duas a três vezes por semana

Enquanto Fisioterapeutas é fundamental ter consciência de todas as alterações que podem ocorrer, sendo de extrema importância a realização de uma avaliação prévia à realização dos exercícios de Pilates. Alguns cuidados devem ser tomados, tais como, evitar posições estáticas mantidas ou assimétricas. Os exercícios devem ser moderados e de baixa intensidade permitindo que as futuras mamãs consigam manter uma conversação normal, sem ter de parar para falar ou respirar. Partindo destes pressupostos, a prática de Pilates Clínico durante a gestação acarreta vários benefícios, tais como:

– Aumento do tónus e da força muscular global e dos músculos do pavimento pélvico;

– Diminuição da sensação de desconforto e dor;

-Melhora a consciência e o controlo da respiração (prevenindo a apneia e a hiperventilação);

-Ajuda no controlo do peso e diminui o risco de diabetes gestacional;

-Favorece uma imagem corporal positiva, com maior energia e resistência;

– Melhora a consciência corporal da mãe ao longo da gravidez, ajudando na manutenção de uma postura adequada;

– Promove uma sensação de relaxamento e reduz os níveis de stress;

– Diminui a fadiga e a sensação de cansaço;

– Melhora a circulação sanguínea e diminui o edema dos membros inferiores;

– Reduz a obstipação (através do aumento dos movimentos peristálticos).

A prática regular de Pilates durante a gravidez, permitirá que a mulher enfrente o momento do parto com maior confiança e a sua recuperação pós-parto será mais rápida e com menor risco de complicações.

Para a maioria das mulheres, o exercício durante a gravidez é altamente recomendado. No caso de a grávida ser sedentária, apenas se aconselha o início dos exercícios após o primeiro trimestre. Devemos ter em atenção que nenhum tipo de exercício deve ser iniciado sem uma prescrição médica que ateste o estado de saúde da futura mãe. Ao longo dos meses devemos manter-nos atentos a qualquer alteração que ocorra e, se necessário, solicitar aconselhamento junto do médico obstetra relativamente à continuação dos exercícios.

O Pilates Clínico durante a gravidez pode ser feito com acompanhamento individual ou em pequenos grupos. Deverá ainda focar o aconselhamento sobre a realização das atividades da vida diária e evitar padrões de movimento inapropriados.

Leave A Reply

Navigate