A Organização Internacional de Fisioterapeutas na Saúde da Mulher (IOPTWH) afirma que o fisioterapeuta especialista em saúde da mulher, integrado em equipas multidisciplinares, assume um papel fulcral na Educação, Prevenção e Tratamento de condições que não sendo exclusivas da mulher, a afetam de forma particular em momentos marcantes das suas vidas como a adolescência, a gravidez, o pós-parto e a menopausa.
Na Consulta de Fisioterapia em Saúde da Mulher, estão englobadas várias situações, de acordo com a fase de vida da mulher:
-Avaliação /tratamento de disfunções do pavimento pélvico: Incontinência Urinária e/ou Incontinência Fecal, Prolapsos dos Órgãos Pélvicos, Obstipação
– Avaliação/tratamento de disfunções sexuais, como por exemplo dor na relação sexual e/ou dificuldades na penetração
-Disfunções e dor da bexiga e/ou uretra
-Situações de dor pélvica crónica presente em casos de endometriose, dismenorreia e vulvodínia
-Avaliação/Intervenção na preparação para o parto e na recuperação pós-parto
-Avaliação/tratamento de possíveis disfunções do pavimento pélvico na gravidez/ pós-parto e menopausa
-Avaliação/Reeducação da diástese dos músculos rectos abdominais
-Prevenção/tratamento de dor lombopélvica na gravidez e pós-parto
Sintomas como pequenas perdas de urina, de fezes ou dor na relação sexual são muitas vezes vividos em silêncio, por vergonha ou falta de informação relativamente ás opções terapêuticas. Na presença destes sintomas é importante procurar ajuda especializada. A Fisioterapia na saúde da mulher poderá ser importante no caminho da recuperação e na melhoria da sua qualidade de vida.