O Pilates Clínico surge como uma importante ferramenta que permite uma gravidez, parto e pós-parto mais saudáveis. Os exercícios podem ser usados segura e eficazmente ao longo da gravidez potenciando o trabalho do sistema de estabilidade ativo (muscular) de modo a compensar o défice do sistema passivo. Tendo em conta as alterações que surgem em cada trimestre é importante perceber que os diferentes exercícios deverão ser adaptados e modificados de forma a não pôr em causa a segurança da mãe e do bebé, nem causar qualquer desconforto. Este exercício clínico irá ajudar a manter a forma física, força e endurance, contribuindo para que as alterações físicas da gravidez ocorram de forma mais confortável e controlada. Na ausência de contra-indicações médicas, as grávidas são aconselhadas à prática de exercício duas a três vezes por semana.
Muitas das alterações que ocorrem durante a gravidez mantêm-se após o nascimento do bebé e podem necessitar de ajuda especializada para recuperar. Normalmente o retorno à actividade física fez-se 6 a 8 semanas após o parto, caso não existam contra-indicações.
A prática de Pilates Clínico durante a gravidez e no pós-parto acarreta vários benefícios, tais como:
– Aumento do tónus e da força muscular global e dos músculos do pavimento pélvico
– Diminuição da sensação de desconforto e dor
-Melhora a consciência e o controlo da respiração
-Ajuda no controlo do peso e diminui o risco de diabetes gestacional
-Favorece uma imagem corporal positiva, com maior energia e resistência
– Melhora a consciência corporal da mãe ao longo da gravidez, ajudando na manutenção de uma postura adequada
– Promove uma sensação de relaxamento e reduz os níveis de stress
– Diminui a fadiga e a sensação de cansaço na gravidez e no pós-parto
– Melhora a circulação sanguínea e diminui o edema dos membros inferiores
– Reduz a obstipação (através do aumento dos movimentos peristálticos)
-Ajuda na recuperação da diástese abdominal no pós-parto
A prática regular de Pilates durante a gravidez, permitirá que a mulher enfrente o momento do parto com maior confiança e a sua recuperação pós-parto será mais rápida e com menor risco de complicações.